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O Espetacular Mundo do Stop Motion do Laika Studios

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Com o lançamento da animação Kubo e a Espada Mágica (16 de outubro no Brasil), vamos dar uma olhada neste e outros trabalhos sensacionais do Laika Studios. Descubra como eles consistentemente atiçam a imaginação do público com trabalhos impressionantes.

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Fundado em 2005, o Laika Studios é especializado em animação que utilizam a técnica de stop motion . Com três indicações ao Oscar no currículo, em três filmes , o Laika lançou um vídeo fantástico em homenagem ao seu aniversário de dez anos. Confira:

Confira o que disseram os responsáveis pelo estúdio a respeito do Laika e seus processos:
“Nós inventamos novos sistemas e tecnologias para libertar a câmera , para tornar os nossos filmes mais cinematográficos. Criamos novas técnicas para a construção e animação de nossos fantoches, fazendo com que nossos personagens fiquem mais realistas e se conectem mais imediatamente e intimamente com o público. Descobrimos novos processos para a integração de efeitos visuais práticos e digitais, para tornar os nossos mundos mais autênticos. Mas nunca ficaremos satisfeitos. Há uma inquietação inerente à LAIKA, nós sempre queremos desafiar a nós mesmos.

 

KUBO E A ESPADA MÁGICA

Visualmente deslumbrante e emocionalmente carregado, Kubo e Espada Mágica deve ser o trabalho mais impressionante do Laika Stúdios até hoje.

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A quantidade de paciência e empenho exibido por estes animadores é incomparável e inspirador. Por meio de efeitos práticos, impressão 3D e originalidade artística pura, o Laika Studios produz algumas das animações mais bonitas do mundo. O vídeo abaixo abrange o trabalho que faz com que esses projetos fiquem atraentementes e impressionantes.

o amor genuíno do Laika pela animação e narração de histórias é tudo o que você esperar de um estúdio de produção. Uma curiosidade interessante é que o barco onde está o personagem que você vê abaixo foi feito inteiramente de folhas impressas em 3D. Insano.

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O vídeo abaixo apresenta os detalhes e a atenção com que foram criados cada um dos personagens de Kubo, incluindo o monstro gigantesco construido do zero.

 

TRABALHOS ANTERIORES

O primeiro filme do Laika, Coraline, foi um sucesso estrondoso que rendeu muita atenção – e uma indicação ao Oscar. Desde o início, o Laika Studios estabeleceu-se entre referências da animacão como a Pixar e a Dreamworks Animation. Após Coraline, foi lançado o longa Norman, que gerou ao estúdio uma segunda indicação ao Oscar.

Dois anos mais tarde, Laika nos apresentou Os Boxtrolls. Preenchida com comentários políticos e sociais, Os Boxtrolls garantiou ao Laika sua terceira indicação ao Oscar.

https://www.youtube.com/watch?v=94KG-pex6-8

A animação em stop motion é uma forma de arte rara, mas que continua a ultrapassar os limites e contar histórias lindas. As mentes por trás Laika Studios são verdadeiros mestres da técnica.

Conheça mais sobre o filme Metalhead (Málmhaus)

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Diferente da maioria dos filmes “musicais”, principalmente no que se refere ao Metal, o filme Metalhead (Málmhaus) quebra os paradigmas de “baixa produção” e traz um drama rico em narrativa e fotografia, além de uma trilha sonora incrível claro.

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Ragnar Bragason, escreveu e dirigiu Metalhead, ele que é fã confesso de filmes independentes e artesanais, deixou isso transparecer de forma positiva no filme que foi nominado em vários festivais de cinema e vencedor de 8 premiações.

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Antes de mais nada, saca só o trailer:

O filme reforça o ditado de não julgar pelas aparências, seja no drama vivenciado na tela, seja na temática e estética escolhida pelo diretor. Prova disso são os Efeitos Visuais do filme, feitos por ninguém menos que Dadi Einarsoon que já trabalhou em grandes produções como Gravidade, Harry Potter, Fúria de Titãs e outros e também por Gísli Þórólfsson.

Confira o Breakdown do Vfx:

Feito com Blender (software open pra quem não sabe), reforça o estilo independente de se fazer filmes. Com Vfx muito bem elaborado, conseguiu transmitir a ideia de contraste (correção de cor) entre o clima nevado da Islândia e a “negritude” do metal.

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Confesso que quando assisti o filme não percebi tantos efeitos visuais, a maioria pensei ser efeito especial (prático), como em algumas cenas abaixo:

De modo geral o visual do filme também conseguiu expressar contraste (composição) entre as tradições familiares e movimentos de quebra de cultura com alguns elementos de cena bem interessantes.

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É m excelente filme sob vários aspectos, recomendadíssimo!

Dark Day

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O artista francês Jonathan DJOB NKONDO criou uma série animada intitulada Dark Day para o canal online Super Deluxe que hospeda curtas animados originais. A série conta com seis episódios onde seu protagonista e uma figura enigmática perseguem-se num mundo randômico onde o chão torna-se o telhado de um prédio e uma esquina vira o canto de uma sala. O artista escolheu criar suas animações num frame quadrado e girá-lo para transformar perspectivas e criar uma narrativa abstrata em um ambiente de suspense e mensagens escondidas. A animação e o visual de Jonathan são menções à parte como você pode conferir em seu Tumblr e Flickr.

Créditos:
Jonathan DJOB NKONDO
Sound design : Chris Votek

www.jonathandjobnkondo.com

djob.nkondo@gmail.com

 

Os efeitos visuais na abertura das Olimpíadas no Rio

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Os olhos do mundo sempre se voltam para a abertura das Olimpíadas. A deste ano no Rio é diferente, a primeira a utilizar o recurso de video mapping em sua cerimônia de abertura.

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Para quem é da área da computação gráfica a técnica não é desconhecida, mas para quem não é, o termo não é tão comum. Video mapping ou mapping projection é o nome empregado à projeção de animações 2D ou 3D em superfícies, criando uma reconstrução do espaço real existente através da adição de espaço virtual. Com esta técnica é possível criar uma série de ilusões óticas em relação a movimento e dimensão.

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Em tempo de crise não faz sentido (aliás, nunca fez) adotar recursos físicos custosos e poluentes em cerimônias de aberturas. Pensando nisso a organização das Olimpíadas do Rio resolveu adotar a técnica de video mapping para projetar imagens ao invés de utilizar destes recursos físicos, costumeiramente vistos em desfiles de escolas de samba ou mesmo em versões anteriores de Olimpíadas.

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A experiência sensorial proporcionada no Maracanã, não tenho dúvidas, despertou o interesse de muitos para essa tecnologia relativamente nova. A mistura das coreografias com as luzes e a dinâmica de imagens que um video mapping consegue possibilitar deixou muita gente impressionada.

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“A maior parte da projeção é a pino, sobre o piso, mas o diferencial e o auge deste video mapping das olímpiadas deve mesmo ficar por conta do efeito da tela e a sincronia com as luzes. Esta tela parece holográfica quando mostra as silhuetas dançantes e se torna mágica quando ela mesma se torna um elemento da coreografia. O segundo ponto forte do ponto de vista do video mapping, é a sincronização das luzes com as cores da projeção. Esta técnica é relativamente recente, hoje os softwares e a programação e a tecnologia LED permitem o diálogo e fontes de vídeo podem controlar as cores e mesmo o movimento das luzes. E o mais importante, que talvez poucos saibam, os artistas são brasileiros. O Brasil é um dos países que mais usam a técnica e que mais se apropriaram da linguagem em todas as escalas. Os artistas brasileiros de video mapping são muito bem vistos no cenário internacional. A abertura das olímpiadas prova isso” (Lina Lopes, artista e designer em Mídias Digitais, que trabalha com projetos de video mapping).
O ambicioso espetáculo uniu alta tecnologia em projeções de imagens no chão e em telas de LED com danças e encenações criativas, para contar a história do Brasil.
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E também para criar uma passarela virtual para a Garota de Ipanema desfilar.

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Para as projeções foram instalados 106 projetores e 3,4 mil refletores.

A beleza das cores de Juanma Mota

Pleid é uma agência de design que tem sua sede em Madrid, Espanha.  Fundada por Juanma Mota, a agência impressiona pelo excelente uso das cores em seus trabalhos.

Confira abaixo alguns trabalhos realizados por Mota e sua equipe.

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O trabalho com as cores é de fato impressionante, inspire-se! Você pode acompanhar o trabalho do Mota através de seu Instagram.

 

16 Tutoriais em português e gratuitos de C4D

Quer aprender 3D e não sabe por onde começar? Quer reforçar a base do 3D? Já sabe 3D e quer aprender o Cinema 4D? Este curso é o ideal para você!

Direto ao ponto e sem enrolação, aprenda 3D com um dos softwares mais intuitivos da área (Maxon Cinema 4D). O curso de introdução prática ao Cinema 4D do Tutorama é voltado para um aprendizado objetivo e rápido, simplificando ao máximo o complexo universo 3D.

Liberamos 16 tutoriais deste novo curso de (Introdução Prática ao Cinema 4D). Confira a playlist gratuita completa do curso aqui: Playlist

*Para melhor didática o curso (tutoriais) é divido em “P” que equivale a “parte” e “E” que equivale a “episódio”.

E em breve o Curso completo (Introdução Prática ao Cinema 4D) esterá disponível em nossa loja para compra. Fique atento!

Novidades do Cinema 4D R18

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A Maxon anunciou o próximo Cinema 4D que deve ser lançado em Setembro deste ano.

Pelo que consta não será retirado nenhum recurso existente, mas sim melhorados alguns e acrescentados novos. Confira a lista completa aqui e os principais recursos do C4D R18 abaixo:

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Voronoi:

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Cloner:

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Knife:

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Object Tracking:

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Motiontracker Object:

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Parent Constraint:

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Integração com Engine Substance:

  • Reflexos em tempo real na Viewport:

 

Confira também o vídeo de divulgação do novo C4D “VERSUS” que a ManvsMachine fez para Maxon:

E o Making Of de como ele foi feito (vídeo com legenda):

Emmy 2016: Veja as 5 aberturas nomeadas ao prêmio

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As indicações ao Emmy 2016, na categoria Main Title Design (Design da Abertura), foram anunciadas em Julho de 2016 com as empresas Imaginary Forces, Elastic e Digital Kitchen levando todas as indicações.

O primeiro destaque para o estúdio Elastic que continua com a sequência de três anos consecutivos com nominações ao Emmy na mesma categoria, desta vez o estúdio é responsável pelos indicados The Man in the High Castle, da Amazon, e The Night Manager, da AMC. A Elastic ganhou nos anos anteriores com a abertura de True Detective, em 2014, e na abertura do Game of Thrones, em 2011.

O próximo destaque é para o estúdio Imaginary Forces que também é nomeado pelo terceiro ano consecutivo. O estúdio, que levou o troféu de ouro ano passado com a abertura de Manhattan, foi nomeado pelo trabalho de Jessica Jones, da Netflix e por Vinyl, da HBO.  Imaginary Forces foi nomeado anteriormente pelas aberturas de Black Sails e Magic City.

Confira os 5 indicados ao Emmy 2016 e não deixe de comentar qual o seu favorito.

 

THE MAN IN THE HIGH CASTLE
Amazon
Estúdio: Elastic
Diretor de Criação: Patrick Clair

 

MARVEL’S JESSICA JONES
Netflix
Estúdio: Imaginary Forces
Diretor de Criação: Michelle Dougherty

 

NARCOS
Netflix
Estúdio: Digital Kitchen
Diretor de Criação: Tom O’Neill

 

THE NIGHT MANAGER
AMC
Estúdio: Elastic
Diretor de Criação: Patrick Clair

 

VINYL
HBO
Estúdio: Imaginary Forces
Diretor de Criação: Alan Williams, Michelle Dougherty

 

E aí, qual o melhor em sua opinião? Difícil hein.

Efeitos Visuais da série Stranger Things

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Não preciso nem falar a respeito da série Stranger Things, ela já tomou conta do gosto popular, ou será que eu sou rodeada apenas de “nerdinhos”!? Anyway, ela tem tudo que uma boa série precisa: roteiro inteligente, referências icônicas, consegue misturar aventura, ficção científica, terror e mistério sem perder a ginga e ainda tem efeitos visuais de tirar o chapéu.

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O que são essas partículas flutuantes em quase todas as “cenas de terror”!? Esse pessoal da CoSA é fodão!

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Enquanto isso, confira o vídeo breakdown com alguns efeitos visuais que a CoSA VFX fez para a série:

https://vimeo.com/175461355

Já está no top 5 de muita gente <3

SIGGRAPH 2016 Anuncia os Vencedores do 43º Festival de Animação Computadorizada

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A SIGGRAPH 2016, um dos maiores eventos anuais de computação gráfica e técnicas interativas, anunciou os vencedores e os destaques do 43º Festival de Animação Computadorizada. Com a tagline Render the Possibilities (Renderize as Possibilidades), a SIGGRAPH 2016 vai acontecer no Centro de Convenção de Anaheim, na Califórnia, de 24 a 28 de julho de 2016.

O festival anual dos mais inovadores e surpreendentes criadores de filmes e vídeos digitais do mundo, o Festival de Animação Computadorizada, foi reconhecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas como um festival de qualificação. Desde 1999, várias obras originalmente apresentadas no festival foram nomeadas para o Oscar de Melhor Curta de Animação.

Segundo o diretor de criação do festival, Roy C. Anthony, desde o começo o evento tem sido um farol que atrai a atenção dos melhores criadores da indústria de todos os cantos do mundo. Confira trailer do festival:

 

Para 2016, as submissões foram avaliadas por um júri de profissionais que são experts em efeitos visuais, animação, pesquisa e desenvolvimento, jogos, publicidade e indústrias de educação. As categorias e os vencedores são:

BEST IN SHOW (melhor obra na mostra)

Borrowed Time (EUA)
Dirigido por Andrew Coats and Lou Hamou-Lhadj e produzido por Amanda Jones.

Um Xerife volta aos restos de um acidente que ele passou a vida tentando esquecer. Em cada passo, as memórias vêm a tona. Confrontando com seu erro mais uma vez, ele deve encontrar força para seguir em frente. Confira o Teaser.

https://vimeo.com/136345350

 

 

ESCOLHA DO JÚRI

Cosmos Laundromat (Holanda)
Submetido e Produzido por Ton Roosendaal

Nesse curta, Franck, uma ovelha deprimida, enxerga apenas uma saída para a sua vida chata, até que ele conhece um vendedor peculiar chamado Victor que oferece a Franck qualquer vida que ele gostaria de ter tido. Essa obra foi criada como um piloto para um projeto de filme que, se acontecer, será a primeira produção de animação open-source e gratuita. Segue o trailer.

 

 

 

MELHOR PROJETO DE ESTUDANTE

Crabe-Phare (França)
Dirigido por Mengjung Yang, Gaetan, Benjamin Lebourgeois, Clarie Vandermeersch e Alendandre Veaux

O Crab-Phare é um crustáceo lendário. Ele captura os barcos dos marinheiros perdidos para adicioná-los a sua coleção. Mas o caranguejo está ficando velho e é cada vez mais difícil para ele aumentar a sua coleção.

https://vimeo.com/136284560

 

A SIGGRAPH 2016 promete ser mais um grande evento onde poderemos ser apresentados agrandes obras e a espetaculares novidades. Estamos de olho e compartilharemos todas as novidades do evento.