A Adobe está anunciando as novidades na IBC Show deste ano, entre elas avanços em VR (Realidade Virtual), 3D e animação. Separamos alguns destaques, principalmente dos softwares de edição e pós produção audiovisual, confere a lista de vídeos:

Projetos em equipe

Novo serviço de colaboração em nuvem permite que editores, artistas gráficos e motion designers possam trabalhar simultaneamente em projetos compartilhados dentro da Adobe Creative Cloud. Controle de versão e resolução de conflitos inteligente, arquivos armazenados localmente ou proxis leves compartilhados sem hardware adicional dedicado.

1

Novo renderizador 3D

Sem sair do After Effects, criar textos 3D ou logos de modo rápido e fácil agora é possível com a engine de render do Cinema 4D ou seja, você terá o poder da renderização do C4D dentro do After.

2

Desempenho rápido

A preocupação com o cronograma tem sido alvo da indústria de criação de softwares e agora alguns novos recursos vão tornar as coisas mais rápidas. O processamento (GPU) no After está priorizando a velocidade para que se consiga a reprodução em tempo real no preview quando os efeitos forem aplicados, sem ter que esperar essa imagem ser processada.

Texto editável compartilhado

Assegurando tanto a coerência visual quanto a flexibilidade com avançados modelos de texto ao vivo (templates), os editores podem aproveitar o poder do After no Premiere para agilizar o fluxo de trabalho. Graças à atualização dos “templates” você poderá editar textos de composições do After diretamente no Premiere mais facilmente e reforçados com o site Typekit (site dedicados à fontes da Adobe).

text

Realidade Virtual

Agora o Premiere conta com ferramentas que tem base no fluxo de trabalho de Realidade Virtual. O auto-aware VR detecta se a mídia é monoscópica, estereoscópica (acima/abaixo) ou estereoscópica (esquerda/direita) e aplica automaticamente as preferências para o ambiente de visualização correto. Você também poderá testar direto na interface do software e exportar arquivos VR de forma correta.

vr

Legendas (Captions)

Um recurso ótimo é o novo método de inserir legendas em vídeos. O que antes era um trabalho árduo e monótono agora se torna mais fácil e prático. Basta criar um Caption (como se fosse um texto normal) escolher entre os formatos suportados (CEA-608, CEA-708, Teletext e Open Captions) e inserir na sua edição normalmente. Com duplo clique você pode abrir as opções de texto, inserir e modificá-los a vontade com toda a gama de recursos de textos da Adobe. Sincronizar é fácil com o arrastar sliders da esquerda para a direita.

caption

Além disso muitas outras melhorias serão implementadas no Character Animator, Audition, novo mapa de atalhos para o Premiere, publicações em mídias sociais facilitadas (Ftp, Youtube, Vimeo, Behance).

E você?  O que achou dessas mudanças?