A SIGGRAPH 2016, um dos maiores eventos anuais de computação gráfica e técnicas interativas, anunciou os vencedores e os destaques do 43º Festival de Animação Computadorizada. Com a tagline Render the Possibilities (Renderize as Possibilidades), a SIGGRAPH 2016 vai acontecer no Centro de Convenção de Anaheim, na Califórnia, de 24 a 28 de julho de 2016.

O festival anual dos mais inovadores e surpreendentes criadores de filmes e vídeos digitais do mundo, o Festival de Animação Computadorizada, foi reconhecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas como um festival de qualificação. Desde 1999, várias obras originalmente apresentadas no festival foram nomeadas para o Oscar de Melhor Curta de Animação.

Segundo o diretor de criação do festival, Roy C. Anthony, desde o começo o evento tem sido um farol que atrai a atenção dos melhores criadores da indústria de todos os cantos do mundo. Confira trailer do festival:

 

Para 2016, as submissões foram avaliadas por um júri de profissionais que são experts em efeitos visuais, animação, pesquisa e desenvolvimento, jogos, publicidade e indústrias de educação. As categorias e os vencedores são:

BEST IN SHOW (melhor obra na mostra)

Borrowed Time (EUA)
Dirigido por Andrew Coats and Lou Hamou-Lhadj e produzido por Amanda Jones.

Um Xerife volta aos restos de um acidente que ele passou a vida tentando esquecer. Em cada passo, as memórias vêm a tona. Confrontando com seu erro mais uma vez, ele deve encontrar força para seguir em frente. Confira o Teaser.

 

 

ESCOLHA DO JÚRI

Cosmos Laundromat (Holanda)
Submetido e Produzido por Ton Roosendaal

Nesse curta, Franck, uma ovelha deprimida, enxerga apenas uma saída para a sua vida chata, até que ele conhece um vendedor peculiar chamado Victor que oferece a Franck qualquer vida que ele gostaria de ter tido. Essa obra foi criada como um piloto para um projeto de filme que, se acontecer, será a primeira produção de animação open-source e gratuita. Segue o trailer.

 

 

 

MELHOR PROJETO DE ESTUDANTE

Crabe-Phare (França)
Dirigido por Mengjung Yang, Gaetan, Benjamin Lebourgeois, Clarie Vandermeersch e Alendandre Veaux

O Crab-Phare é um crustáceo lendário. Ele captura os barcos dos marinheiros perdidos para adicioná-los a sua coleção. Mas o caranguejo está ficando velho e é cada vez mais difícil para ele aumentar a sua coleção.

 

A SIGGRAPH 2016 promete ser mais um grande evento onde poderemos ser apresentados agrandes obras e a espetaculares novidades. Estamos de olho e compartilharemos todas as novidades do evento.