Desde a versão R17, a Maxon implementou um novo sistema de linhas (Splines) dentro do Cinema 4D. Quem já é acostumado a criar linhas vetoriais em softwares como Illustrator, Photoshop, Gimp, Inkscape, etc. vai se familiarizar com esse novo sistema. Nesse vídeo, que faz parte do nosso Curso de Introdução Prática ao Cinema 4D, mostramos como criar diferentes formas de Splines dentro da versão R17 e como modificá-las.

C4DSplines_print_00

A primeira ferramenta é a caneta (Pen) que substituiu as ferramentas Bézier, B-Spline, Linear e Akima. Você ainda pode trocar os modos pela opção “Type” da aba de atributos. Ela é muito mais fácil e intuitiva para se criar linhas do que as ferramentas anteriores.

C4DSplines_print_01

C4DSplines_print_02b

Já a ferramenta “Sketch” é muito útil para desenhar linhas à mão livre. E quem tiver acesso a uma tablet poderá desenhar com muita precisão usando a caneta.

C4DSplines_print_03

C4DSplines_print_08

O Spline Smoth é uma ferramenta para ajustar as linhas já criadas. Ele pode suavizar, randomizar, inflar e projetar as linhas em outros objetos.

C4DSplines_print_04

C4DSplines_print_07

E para quem precisa de uma ferramenta de precisão (Arquitetos, Engenheiros, etc.) para desenhar arcos vão ficar satisfeitos com o “Spline Arc Tool”, ferramenta dedicada à criação de arcos da forma mais intuitiva que já vimos até o momento.

C4DSplines_print_05

C4DSplines_print_06