gWYFN9MhLNeIQQx

Pra quem achava que o pessoal de Vfx de Game Of Thrones só conseguiria lidar com uma grande cena por episódio se surpreendeu ao assistir o 9º episódio da 6ª temporada, onde haviam duas batalhas acontecendo paralelas: a do porto de Meereen com os dragões de Daenerys e a dos bastardos Jon e Bolton em Winterfell.

12

Na primeira 3 dragões cuspindo fogo em uma frota de navios, na segunda a trincheira de corpos se acumulando em meio ao campo de batalha com direito à gigante, cavalos e muitas flechas voando. Um lança-chamas, um dragão hidráulico, câmeras robóticas e muito, mas muito fundo verde.

Pra relembrar o que aconteceu no episódio:

A equipe de efeitos visuais, que ganhou Emmy não à toa, conseguiu finalmente romper a barreira de ação dos dragões, que até então só haviam “atuado” em cenas “simples”, sem realmente entrar em batalha (com tudo que há direito). Fazer Daenerys montada em um dragão que se movimenta e cospe fogo de modo realista, sem dúvida foi um dos maiores desafios da equipe que resolveu o problema construindo um dragão hidráulico com fundo verde e um grande lança-chamas com efeito prático o resto é tudo CG, camada em cima de camada.

3

Um grande exército de ambos os lados lutando em campo aberto de forma realista também não é tarefa fácil. Jon Snow, em uma cena épica, catatônico em meio a 200 figurantes (com trocas de trajes) replicados digitalmente que se aglomeravam em pilhas de corpos, cavalos galopando e flechas voando. Dirigido por Miguel Sapochnik (que dirigiu o também o massacre de Hardhome) as cenas que tem uma bela direção de fotografia, além de todos os efeitos práticos e visuais, foi maior que Hardhome e Blackwater juntas.

4

Para as cenas foi usada uma nova tecnologia de captura de imagens para ações dinâmicas. Um sistema de braço russo com controle remoto gigante que fica “acoplado” em carros projetado para percorrer todo o campo de batalha a grandes velocidades como na cena dos cavalos, estabelecendo um novo padrão para a cinematografia de TV.

5

Enquanto as cenas de batalha de Meereen são quase que inteiramente CG, a batalha de Winterfell é quase que inteiramente efeito prático. Não só os efeitos visuais são importantes como os efeitos práticos às vezes são essenciais. Perceba como Jon tem que atuar com 40 cavalos indo em direção a ele e a pilha de cadáveres em que cada um precisava estar com o uniforme correto. Levou cerca de 10 horas para gravar apenas a cena deste combate. Veja no vídeo abaixo os detalhes da produção da batalha de Winterfell (com legenda):

Veja alguns comentários dos produtores da série sobre a narrativa das cenas (com legenda):