Converter imagens 2D para videos 3D não é algo novo. Se você já trabalhou com After Effects antes, então há chances de ter trabalhado em projetos onde há a necessidade de dar uma vida tridimensional para arquivos bidimensionais, mas dificilmente você já criou algo tão impressionantemente sensacional como o projeto The Old New World (O Velho Novo Mundo), desenvolvido pelo artista Alexey Zakharov.

Com a ajuda de softwares modernos de modelagem e composição 3D, o artista que reside atualmente em Moscow criou um vídeo que apresenta fotos antigas reais transformadas em um mundo 3D habitado. Confira abaixo:

Como você pode perceber, esse não é o primeiro contato do Alexey com esse mundo 2D-3D. O complexo movimento tridimensional de câmera e personagens orgânicos ajudam a vender a ilusão de realismo desse projeto. Zakharov foi bem legal e acabou respondendo algumas respostas para o site Rocketstock, confira:

1. Qual foi a sua inspiração para esse projeto?

Eu fiz algumas animações de imagens antes desse projeto com o fotrógrafo francês Julien Coquentin (segue um dos trabalhos abaixo). Também trabalhei anteriormente em uma serie de pinturas animadas do Michael Sowa’s além de outros projetos que se utilizam dessa técnica do 2D para o 3D. Então animações de fotos não é uma área nova para mim. Um dia enquanto navegava pea internet eu acabei encontrando o site Shorpy. Esse surpreendente site é carregado com centenas de fotos antigas reconstruídas e em alta resolução. Esses caras estão fazendo um grande trabalho. Então, primeiramente, eu fiz apenas uma animação usando uma única foto e um ano depois, eu decidi fazer algo mais completo.

2. Qual foi a parte mais desafiadora deste projeto?

Teve muito trabalho no Photoshop, como cortar em camadas, limpar, etc. Mas, ao todo, o projeto foi mais consumidor de tempo do que difícil. Animar é uma tarefa difícil para mim, porque eu não sou um verdadeiro animador como os caras da Pixar. A parte mais difícil para mim é achar tempo livre para o projeto, tempo é o mais valioso dos recursos.

3. Quanto tempo você levou para completar esse projeto?

The-Old-New-World-New-York-Skyline

Esse foi um projeto pessoal que eu trabalhei apenas no meu tempo livre. Como tal, eu fui interrompido pelo menos três vezes por diferentes razões. Eu não consigo dar com exatidão o tempo que eu levei no processo, mas se eu tivesse que adivinhar, eu diria de 9 a 12 meses.

4. Quais foram os softwares que você utilizou? Você pode descrever o seu workflow (fluxo de trabalho)?

Basicamente foram duas etapas principais:

  1. A projeção de câmera: Uma foto, dividida em layers, é projetada em uma geometria (feito no software 3ds Max). Eu usei esse processo para o fundo das cidades, construções e outros elementos estáticos.
  2. Criação da CG (Computação Gráfica): A criação de toda a parte de computação gráfica — pessoas, animais, veículos, etc.

Esses dois passos do processo foram necessários porque eu não podia compor os elementos em movimento durante a primeira etapa (projeção) por razões técnicas. Depois de ter criado os elementos gráficos (CGI) e as projeções, eu trabalhei na composição de todos os elementos utilizando o software After Effects.

5. Como você criou seus personagens humanos?

The-Old-New-World-Photo-1

Eu não sou um animador profissional de personagens, então, na maior parte do tempo eu usei modelos de livrarias com arquivos mocap. Eu tive que repintar todas as texturas e adicionar algumas peças de roupas para as pessoas parecerem mais autênticas.

6. Como você criou a fumaça nesse projeto?

The-Old-New-World-Train-Scene

Eu usei predominantemente o grande plugin FumeFx, para 3ds Max. Para a cena do trem a vapor, eu usei o plugin Afterburn. Também utilizei um pouco de fumaça de footage (outros vídeos).

7. Qual o próximo projeto que você irá trabalhar?

Eu não sei exatamente, mas eu preciso de uma pequena pausa das animações de fotos.

8. Onde as pessoas podem ver mais do seu trabalho?

Se alguém quiser ver mais do meu trabalho, eu sugiro que chequem a minha página do Behance ou o meu Canal do Vimeo.