Uma das categorias que mais impressionam no Oscar ano após anos é a de Efeitos Visuais.

Recentemente sairam os 5 filmes indicados ao Oscar 2016: Efeitos Visuais, vamos a eles:

A senciente Ava (Alicia Vikander) da fábula de ficção científica do Alex Garland é um feito notável e impressionante. A maioria das filmagens foram em 200 frames (sendo o mais alto com 1600 frames). O design foi inspirado mais por suspensões de carros de Fórmula 1 e Motocicletas do que por robôs. A equipe de efeitos visuais, Double Negative, juntamente com o supervisor de produção de efeitos visuais, Andrew Whitehurst, demoraram 6 meses com a pós produção para casar a performance da Alicia Vikander com os efeitos visuais para criar uma Ava impressionante.

 

O diretor  George Miller voltou intensamente ao mundo de Mad Max, agora em Estrada da Fúria. O diretor investiu seis meses degravação no deserto da Namíbia, local onde foi transformado no ambiente pós apocalíptico característico do Mad Max. Lá, foram usadas várias câmeras digitais para capturar incríveis cenas de ação prática com mais de 150 veículos concebidos pelo designer de produção Colin Gibson e com a supervisão de efeitos especiais por Andy Williams e supervisor coordenador de dublês Guy Norris tivemos esse retorno estrondoso ao mundo de Mad Max.

O melhor filme de Ridley Scott em anos conta com um deslumbrante planeta Marte, desenvolvido pelo MPC Studio e uma impressionante Nave Espacial Hermes, concebida pela Framestore. O estúdio MPC utilizou arquivos da NASA como referência e filmou em Wadi Rum, na Jordânia, e finalizou um toque alienigena ao céu e a paisagem toda. A gigantesca tempestade de poeira foi criada através de uma série de simulações de fluídos. A nave espacial Hermes continha seis placas solares que foram crucial ao projeto, foram feitas de varias camadas de silicone, plasticos e metais.

  • O Regresso (The Revenant)

ILM já foi o estúdio líder no premiado Birdman. Desta vez, novamente, é um dos responsáveis pelo grande blockbuster estrelado por Leonardo DiCaprio. As informações são sigilosas, mas há boatos que a Cinesite e a Gradient FX tabém estão envolvidos neste filme.

Cenas do filme como o urso atacando o personagem principal e a manada de búfalos impressionam pela qualidade final, de fato um grante trabalho de efeitos visuais.

Lá se vão 30 anos e estamos aqui novamente com Star Wars concorrendo a melhores efeitos visuais em pleno 2016.

Claro que desta vez temos muitos personagens e ambientes totalmente feitos em CG. Tendo como estúdio líder a ILM, O Retorno da Força não nos decepcionou, pelo menos no que diz respeito a efeitos visuais.

E estes são os 5 finalistas à estatueta dourada de 2016 no quesito Efeitos Visuais, agora é esperar pra ver quem leva o Oscar 2016.