Tudo começa com uma ideia, depois ela é testada à exaustão para depois a produção tomar conta e começar a criar modelos, personagens, efeitos, etc … o conjunto desses processos se chama Pipeline.

Pinguins_0019_Layer 1

A estrutura de produção da Dreamworks é a seguinte:

  1. História: Tudo começa com uma ideia que pode vir de praticamente qualquer lugar e um roteiro é estabelecido.Pinguins_0018_Layer 3
  2. Storyboard: É o conceito visual da história, é como uma história em quadrinhos do filme.Pinguins_0017_Layer 4
  3. Edição: Onde o storyboard é editado com vozes temporárias (guias) e sons de referência. É onde todos começam a perceber o filme. Também mantém todos os outros departamentos em sincronia e a medida que as cenas vão ficando prontas é para cá que elas retornam.Pinguins_0016_Layer 5
  4. Arte: Nesse departamento os conceitos de personagens e objetos são criados. É onde a aparência de tudo toma forma.
    Pinguins_0015_Layer 6
  5. Modelagem: Cada objeto e personagem de uma cena tem que ser modelado, desde um parafuso até montanhas ou castelos.
    Pinguins_0014_Layer 7
  6. Rigging: Esse departamento é responsável pela construção dos controles de animação. Para que um animador possa animar um braço ele deve ter um controle e esse controle deve deformar a malha de acordo com o que esperamos que aconteça.
    Pinguins_0013_Layer 8
  7. Superfície:  Os artistas de superfície são os repostáveis por dar a aparência visual dos materiais como metal, madeira, plásticos, etc.
    Pinguins_0012_Layer 9
  8. Layout Básico: Nessa etapa o departamento pega o vídeo editorial, modelos 3D básicos e monta uma nova edição do filme (Animatic ou Previz), mas agora com modelos 3D, animações de câmera e animações básicas de personagens e objetos.
    Pinguins_0011_Layer 10
  9. Layout Final: Depois de aprovado o layout básico os itens são substituídos e posicionados pelos personagens e objetos complexos deixando tudo pronto para o animador.
    Pinguins_0010_Layer 11
  10. Animação: Os animadores são os atores do filme de animação, eles atuam diante de uma câmera e animam os personagens de acordo.
    Pinguins_0009_Layer 12
  11. Crowds: Quando uma cena tem muitos personagens se tornaria inviável criar animações individuais para cada um. Imagine um de estádio de futebol, o departamento de crowd seria responsável por criar animações automatizadas para o pessoal das arquibancadas enquanto os animadores se concentrariam nos jogadores.
    Pinguins_0007_Layer 14
  12. Efeitos de personagem: Aqui os artistas se preocupam com detalhes, quando um personagem senta num sofá este precisa afundar com o peso dele ou quando um personagem dá um soco em outro, precisa deformar a pele para mostrar o contato. Roupas e acessórios também são responsabilidade deles.
    Pinguins_0006_Layer 15
  13. FX: Explosões, demolições, partículas, chuva, fumaça, etc. É nesse departamento que são criados os efeitos especiais.
    Pinguins_0005_Layer 16
  14. Matte Painting: É o departamento responsável pelos backgrounds, cenários ao fundo, céus, montanhas e tudo que fique à distância.
    Pinguins_0004_Layer 17
  15. Iluminação: É onde a luz dos cenários são inseridas e os artistas criam a atmosfera do filme, guiam seus olhos para onde você deve olhar. Afinal se não houvesse luz, tudo seria escuro 😀
    Pinguins_0003_Layer 18
  16. Limpeza de cena:  Muitas vezes pequenos defeitos surgem depois da cena pronta, esse departamento corrige esses pequenos erros.
    Pinguins_0002_Layer 19
  17. Música e Som: É onde as músicas e sons do filme são criados.
    Pinguins_0001_Layer 20