1. Escolhendo uma foto

BorbAfx_Frame_01

Para recortar uma borboleta, vá até google images, escolha uma foto (pesquisando em inglês aparecerá muito mais opções). Para filtrar imagens grandes você pode usar as “Ferramentas de Pesquisa” e usar a opção “Grandes”.

2. Copiando a foto

Copiar

Com a foto escolhida você pode clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção Copiar Imagem. Isso irá criar uma cópia dessa imagem na área de transferência do computador.

3. Colando no Photoshop

Colando

Quando abrir o Photoshop, escolha File > New. Isso irá criar um novo documento, mas a diferença é que aparecerá a palavra Clipboard no campo Document Type reconhecendo o tamanho da foto da sua área de transferência. Basta clicar em Ok para criar um documento em branco do tamanho da foto copiada.

DocBranco

Cole a foto com o atalho Ctrl + V . Um novo layer com a foto será criado.

novodoc

4. Selecionando a borboleta

BorbAfx_Frame_03

Use a ferramenta Quick Selection Tool para pintar uma seleção básica. Com os pincéis positivos e negativos da barra de opções do topo, você pode adicionar e subtrair pixels da sua seleção até ter toda a seleção. Para detalhes menores recomendamos trabalhar próximo da imagem (Ctrl+”+”/Ctrl+”-“) e com um pincel de tamanho pequeno.

5. Refine Edge

BorbAfx_Frame_04

Para melhorar as bordas da seleção vá em Select > Refine Edge.

6. Configurando o Refine Edge

BorbAfx_Frame_05

Próximo da imagem utilize o pincel do topo para pintar as bordas do recorte e na caixa de opções use os parâmetros acima (os números podem varias caso use outra foto). Lembre-se de mudar o “Output To:” para “New Layer with Layer Mask”, isso criará uma máscara associada com o layer permitindo futuros ajustes caso necessário.

7. Mudando a cor do fundo

BorbAfx_Frame_06

Como o fundo branco acaba escondendo muitos detalhes do recorte prefiro mudar para um fundo cinza. Selecione o layer do background, vá em Edit > Fill e na aba que escolha a opção 50% Gray / Normal. Clique Ok.

8. Corrigindo problemas no recorte

BorbAfx_Frame_07

Como criamos uma máscara associada com o layer através do Refine Edge, agora podemos selecioná-la e usar um Brush comum para pintar de branco regiões que gostaria de trazer de volta e pintar de preto regiões que gostaria de remover. Só cuidado para não pintar no canal de cor em vez da máscara.

A borboleta estará recortada, pode deletar o fundo cinza arrastando-o para a lixeira e salvar uma versão Png para salvar com transparência. Vá em File > Quick Export to PNG ou Save for Web.

9. Preparando a borboleta para animação

BorbAfx_Frame_08

Para dividir a borboletas em partes para posteriormente animarmos no After Effects, pode usar a ferramente Lasso Tool e desenhar cuidadosamente uma seleção das partes que gostaria de recortar. Use o comando Ctrl + J para criar um novo layer com essa seleção.

BorbAfx_Frame_09

Para conferir se o recorte funcionou escondi o layer da borboleta completa. Selecione e revele ela novamente para recortar as outras partes

BorbAfx_Frame_10

Repita o mesmo processo que usou para o corpo mas agora com as asas e com as antenas. Apenas lembre-se se selecionar novamente o layer da borboleta completa para criar um novo recorte a partir dela.

Como o After Effects reconhece como composição os arquivos do Photoshop, aproveite para renomear todos os layers para facilitar a localização deles depois.

Veja também o tutorial premium de como animar essa borboleta no After Effects usando expressões para facilitar o controle das Asas.

BorboletaAE_Capa_Produtos_Galeria_Premium02

 

Você também pode ver mais dicas de recorte nesse post.