adobe_morph_cut_how_it_works

Esta semana a Adobe anunciou as novidades do Creative Cloud. Dentre elas, grandes atualizações no Premiere Pro CC com destaque para a adição da ferramenta de edição de vídeo Morph Cut, recurso que irá economizar um enorme tempo do pessoal de CG.

Quem trabalha com edição de vídeos sabe o quanto é problemático o corte, principalmente, porque quase sempre junto com a imagem tem o áudio, e quando se precisa cortar daqui e dali, é difícil conseguir uma boa sequência fazendo com o vídeo seja fluído.

O que esta ferramenta faz é justamente este ‘efeito de transição’ que, uma vez aplicada em um corte de salto (close-up de narrador) o suaviza, fazendo com que pareça uma conversa contínua.

Veja no vídeo abaixo como funciona:

Morph Cut mapeia o fundo entre duas cenas semelhantes e estáticas e analisa as áreas fixas, tentando transformar perfeitamente o tema de uma cena para a próxima sem quaisquer movimentos de distração. Pode-se ajustar o número de quadros utilizados para criar a transição.

A “mágica metamorfose do corte” parece funcionar muito bem, especialmente quando não se tem b-roll, nem duas ou três câmeras filmando ao mesmo tempo, ou um corte apropriado para encobrir um salto.

Atire a primeira pedra quem nunca teve de fazer uma gambiarra para disfarçar um “emmmm” ou um “rrrrrr” e agora todos esses problemas acabaram com esta eficaz ferramenta. Como dito antes: é mágico.

A Adobe ainda não divulgou quando  a atualização estará disponível, e só nos resta aguardar, mas com tantas novidades facilitadoras, vem por aí uma nova era no vfx.